Dentro da leitura do livro
Pedagogia da Autonomia , percebemos a importância de Paulo Freire na prática
pedagógica do professor em que ele
ressalta a necessidade de respeito ao
conhecimento que o aluno traz para a escola, visto ser ele um sujeito social e
histórico, e da compreensão de que "formar é muito mais do que puramente
treinar o educando no desempenho de destrezas" (p. 15). Define essa
postura como ética e defende a ideia de que o educador deve buscar essa ética,
a qual chama de "ética universal do ser humano" (p. 16), essencial
para o trabalho docente.
Outra análise destacada, é onde ele fala “"não há docência sem
discência" (p. 23), pois, "Quem ensina aprende ao ensinar, e quem
aprende ensina ao aprender" (p. 25). Essa prática leva ao leitor a observar pontos importantes, em que o educador têm mais domínio de conhecimentos, mas não é, superior e
nem mais inteligente do que o educando mas é igual ao aluno, participante do
mesmo processo da construção da aprendizagem.
Segundo Paulo Freire, o
ensino é mais que uma profissão, é uma missão que exigirá comprovados saberes
no seu processo dinâmico de estímulo da
autonomia do ser de todos os educandos.
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