segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Leitura do livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire


Dentro da leitura do livro Pedagogia da Autonomia , percebemos a importância de Paulo Freire na prática pedagógica do professor  em que ele ressalta  a necessidade de respeito ao conhecimento que o aluno traz para a escola, visto ser ele um sujeito social e histórico, e da compreensão de que "formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas" (p. 15). Define essa postura como ética e defende a ideia de que o educador deve buscar essa ética, a qual chama de "ética universal do ser humano" (p. 16), essencial para o trabalho docente.
Outra análise  destacada,  é onde ele fala “"não há docência sem discência" (p. 23), pois,  "Quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender" (p. 25).  Essa prática leva ao leitor a observar  pontos importantes, em que o educador  têm mais domínio de conhecimentos, mas não é, superior e nem mais inteligente do que o educando mas é igual ao aluno, participante do mesmo processo da construção da aprendizagem. 
Segundo Paulo Freire, o ensino é mais que uma profissão, é uma missão que exigirá comprovados saberes no seu processo dinâmico de  estímulo da autonomia do ser de todos os educandos.

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